• ARTE.JPG

    Uma trajetória que chega aos 70 anos!


           Dia 10 de fevereiro de 2015, data em que uma das marcas moveleiras mais importantes e tradicionais do País completa 70 anos. A Artefama Móveis fundada em 1945, permanece atuando no mercado nacional e internacional e, nos últimos anos, têm intensificado sua presença no varejo brasileiro. A estratégia resultou em um crescimento real de seu faturamento de 62,5% entre 2012 e 2014. Neste ano planeja-se aumentar as vendas em 25% sobre os R$ 76,8 milhões faturados no ano passado.

       Atualmente a empresa opera no mercado nacional com as marcas Artefama Móveis e Artefama Estofados. Mais de 2,5mil lojistas são atendidos de forma regular em todas as regiões do Brasil. Neste início de ano, está sendo lançada a marca de Alta Decoração Moora, integrada por cadeiras, estofados e complementos assinados por designers nacionais.

       O Mercado Nacional vem absorvendo 65% da produção da empresa. Estados Unidos, Alemanha e países da América do Sul são os principais compradores. No ano passado a empresa abriu um escritório com showroom na Flórida, com o objetivo de intensificar a presença da marca Artefama Furniture no mercado americano. “Nosso objetivo é equilibrar o atendimento nacional e internacional com estratégias específicas, buscando crescimento com produtividade e fortalecimento de nossas marcas”, informa o CEO José Antonio Franzoni.

       A Internacionalização da empresa também é um dos objetivos, por meio da busca por matérias-primas e tecnologias. “Queremos ser uma empresa que pensa globalmente e aproveita as oportunidades de negócios que têm sinergia com nosso planejamento”. Explica Franzoni. Com 60mil metros quadrados de área construída, dois reflorestamentos e uma equipe de 490 profissionais, a Artefama segue investindo na modernização do seu parque industrial, com tecnologias avançadas e processos atualizados.

     

       Para Franzoni, a integração da experiência técnica no trabalho com a madeira, o conhecimento de seus profissionais e as práticas sustentáveis formam um diferencial construído ao longo das sete décadas de história.

     

    “A profissionalização de nossa equipe, aliada à ampla e flexível estrutura produtiva, é o alicerce que sustenta o crescimento da empresa”, destaca Franzoni.

     

  • IMG_0885.JPG

    INAUGURADO O MEMORIAL ARTEFAMA


        

         Iniciativa faz parte dos festejos de 70 anos da empresa.

         Com foco nas comemorações dos seus 70 anos de fundação, a Artefama inaugurou no dia 26 de Fevereiro de 2015 um Memorial, em um ambiente localizado junto da Sede da Empresa, no Bairro Oxford, em São Bento do Sul – SC.

         O espaço histórico contém documentos, publicações, fotografias, móveis, artefatos, materiais diversos, artigos utilizados pelos trabalhadores, entre outros. O presidente do Conselho de Administração da companhia, Álvaro Weiss, comentou que funcionários e ex-funcionários doaram peças para o memorial. “Para nós, isso é muito gratificante”, disse ele. “Aliás, gostaríamos de solicitar a nossos colaboradores e ex-colaboradores que tragam seus materiais para enriquecermos ainda mais esse espaço”, pediu Álvaro.

         O Presidente do Conselho de Administração da Empresa afirmou que, para chegar a sete décadas como uma das marcas mais conhecidas e tradicionais do Brasil, sempre foram necessárias virtudes como seriedade e transparência. “Além de comprometimento com o mercado, aproximando cada vez mais lojistas e consumidores”, completou. O CEO da empresa José Antonio Franzoni, também comentou a trajetória de sucesso da Artefama. “Mas nada é por acaso”, ponderou. “Se estamos aqui, é por que existe toda uma história por trás disso”.

     

     

         Mais informações para visitação pelo telefone (47) 3631-1200 ou no e-mail memorial@artefama.com.br

     

     

    26 de Fevereiro de 2015

  • moora.jpg

    Projeto Brazilian Furniture em Milão com a Artefama


        

         A Artefama Móveis participou do I Saloni Salão Internacional do Móvel de Milão, por meio de Convênio entre Abimóvel e Apex-Brasil. A iniciativa visa promover as exportações, através do design, e por esse motivo, a Artefama Móveis aproveitou para apresentar ao público sua nova marca, a Moora Mobília Brasileira.

         A edição 2015 do ISaloni – considerado uma das maiores e mais importantes vitrines mundiais para a indústria de design e alta decoração – aconteceu entre os dias 14 e 19 de abril. A ação integra um conjunto de ações previstas no Projeto Brazilian Furniture.

         Em sua participação em Milão, a comitiva brasileira liderada pela Abimóvel, teve a oportunidade de apresentar seus produtos a visitantes de todo o mundo – que buscam entre os mais de 2.500 expositores do ISaloni as últimas tendências do setor moveleiro.

         Ponto de referência mundial do design na indústria de móveis, a 54ª edição do I Saloni é um verdadeiro investimento promocional com retornos extraordinários. Em 2014, o evento abrigou mais de mil marcas expositoras, sendo 374 delas vindas de outros países, que receberam um público 320 mil visitantes uma área de 145 mil metros quadrados.

         “É um orgulho mostrar ao mundo que as empresas brasileiras investem no design como um diferencial competitivo”, afirma Daniel Lutz, presidente da Abimóvel. “Além de apoiar o desenvolvimento das exportações de móveis do Brasil, o Projeto Brazilian Furniture é extremamente relevante para a exposição dos nossos produtos no exterior, em diversos eventos e feiras especializadas, bem como também no Brasil, por meio dos projetos Comprador e Vendedor”, acrescenta ele.

     

     

    www.moora.com.br               www.brazilianfurniture.org.br                                                                                     ABRIL  |  2015

  • 17.JPG

    O melhor do design da Artefama na ICFF


        

         Durante os dias 16, 17, 18 e 19 de Maio a Artefama participou da 27ªedição da ICFF – International Contemporary Furniture Fair em Nova Iorque. Uma feira importante e influente do setor de design voltada para o mercado de luxo dos Estados Unidos.  A empresa teve o apoio do projeto Brazilian Furniture coordenado pela Abimóvel em conjunto com a Apex Brasil.

         Na feira a empresa apresentou diversos produtos da marca Moora Mobília Brasileira, trazendo o nome de diversos designers brasileiros renomados, como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Angelo Duvoisin, Bernardo Senna e Edu Bortolai.

         O objetivo da empresa com a presença na feira é principalmente posicionar o produto no mercado americano aproveitando a estrutura da Artefama Furniture, subsidiária das Indústrias Artefama S.A. na Flórida.

         A feira obteve um resultado bastante positivo, com visitação intensa de designers, arquitetos, jornalistas e formadores de opinião de todas as regiões dos EUA, mas principalmente de Nova Iorque e proximidades. Vários contatos foram desenvolvidos e com certeza vários negócios serão concretizados nas semanas seguintes à feira.

     

         Mais uma conquista da Artefama que vem a cada dia mais conquistando seu espaço no mercado mundial com suas marcas Artefama Furniture e Moora Mobília Brasileira.

     

     

    www.moora.com.br                   www.artefamafurniture.com                  www.brazilianfurniture.org.br                         MAIO  |  2015

  • estudiobola_noticia.jpg

    Parceria que dá gosto, Estudiobola + Artefama


        O namoro do Estudiobola com a Artefama é de longa data...
        Como acontece com alguns flertes, demora a se desenvolver e esperamos que a Abimad seja o início de um relacionamento duradouro. Iniciamos as tratativas para uma linha de produtos em parceria há um ano atrás. Devido ao apertado calendário fabril da fábrica, sempre muito bem agendado e planejado, a primeira linha foi lançada somente em Julho/2015, na Feira ABIMAD.

           Com anos de trabalho em design industrial, adquirindo repertório fabril, aprendemos a manter uma dignidade e rigor formal, mesmo em projetos onde o fator preço é parte primordial no processo. Para que esse rigor e elegância se apresente no produto, é necessário um atendimento muito político e prestativo por parte da fábrica no desenvolvimento de produtos.

        O nascimento dessa nova linha foi feito de forma muito natural e leve, onde os problemas construtivos e de acabamento foram solucionados de forma rápida, técnica e prestativa pela Artefama. É elogiável a facilidade e rapidez como os protótipos são apresentados e mudanças de rumo nos desenhos são assimiladas pela fábrica. Tudo muito ágil, profissional, prestativo e atencioso com nossos 'filhotes', desenhos que virariam projetos e produtos no futuro.

        A cereja do bolo de todo esse processo apareceu com o projeto do nosso espaço dentro do estande Artefama na ABIMAD.
    Tivemos liberdade criativa no projeto do estande e a oportunidade de apresentar nossos produtos em um espaço muito agradável e personalizado com nossa marca. Esperamos fazer por merecer essa confiança da Artefama no nosso trabalho, posicionando os produtos nos melhores lojistas do atacado e exportando os produtos.

        Da nossa parte, foi apenas o início e queremos o casamento!”

        Designers Flávio Borsato e Maurício Lamosa 

  • materia_exportacao.jpg

    A MAIOR EXPORTADORA DE MÓVEIS DO BRASIL


    Maiores Exportadores de Móveis estão no Planalto Norte.

      O ranking das dez maiores empresas exportadoras de móveis do Brasil em 2015, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mostra a força do setor no Planalto Norte Catarinense. São três empresas do cluster moveleiro local que integram a lista dos líderes nacionais. A Artefama Móveis de São Bento do Sul é a primeira do ranking dos exportadores. Segundo o levantamento, das dez maiores exportadoras, cinco são de Santa Catarina, quatro do Rio Grande do Sul e uma do Paraná.

      O Ministério não divulga o faturamento individual de cada empresa, mas as oito primeiras do ranking faturaram em 2015 entre US$ 10 milhões e US$ 50 milhões com as exportações. As duas últimas registraram vendas externas entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões. Santa Catarina é o estado que lidera as exportações de móveis, com 34% de participação.

      Para o presidente do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, essa posição comprova a qualificação e capacitação das indústrias da região. “As posições de liderança são o resultado de muita experiência, de investimentos em tecnologia e processos e da qualificação dos nossos trabalhadores. As empresas alcançaram padrão internacional de atendimento, que assegura competitividade mundial”, destaca José Antonio Franzoni, atual Diretor Presidente das Indústrias Artefama.

      O ranking das dez maiores exportadoras brasileiras de móveis é integrado pelas principais Indústrias Moveleiras do Sul do País, mas o destaque maior é para a Liderança da Artefama Móveis.

     

     

    Notícia publicada no Jornal A Gazeta, edição do dia 27 JAN 2016

  • modelo-insta-moora.jpg

    Artefama no Isaloni 2016 SaloneDelMobile.Milano


      Entre os dias 12 e 17 de Abril a Artefama Móveis expõe os produtos da Moora Mobília Brasileira no Isaloni, Pavilhão 06 | Stand F 50 em uma parceria com a Abimóvel e Apex através do projeto Brazilian Furniture, que tem por objetivo reunir um conjunto de ações, a fim de fomentar as exportações brasileiras de móveis.

      A Artefama Móveis mais uma vez marca presença em uma edição do Isalone | SaloneDelMobile.Milano, levando toda a qualidade e diversidade do Design Brasileiro através das criações dos designers nacionais que assinam os produtos da Marca Moora Mobília Brasileira, dentre eles Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Bernardo Senna, Angelo Duvoisin e Rejane Carvalho Leite.

      Esta parceria comprova o compromisso da Artefama Móveis em aliar a qualidade de seus produtos também com o que há de mais atual no cenário do design mundial, as inspirações dos designers da Moora Mobília Brasileira, projeto idealizado pelo também designer da marca, arquiteto e Superintendente Comercial da Artefama, Angelo Duvoisin já comprovam toda a capacidade, qualidade e reconhecimento internacional que as produções nacionais vem tendo atualmente.

      Este mesmo talento reconhecido internacionalmente vem servindo de inspiração para os novos projetos de Móveis da Artefama e também da linha de Estofados com a Celebrare, uma marca que já nasceu forte por carregar toda a tradição de 71 anos de uma das mais tradicionais empresas de Móveis do país e também por trazer em seu DNA lindas inspirações de talento, bom gosto e acima de tudo design de alto padrão.

     

     

    www.moora.com.br               www.artefamafurniture.com               www.brazilianfurniture.org.br

  • A ARTEFAMA CULTIVA A SOLIDARIEDADE SUSTENTÁVEL


    As roupas que recebemos de nossos colaboradores durante a nossa campanha do agasalho foram doadas à Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul.

    Atualmente a cooperativa conta com 31 colaboradores, que fazem todo o processo de separação e reciclagem dos materiais. A Sra. Sandra Alves de Lima Carvalho Machado, (41 anos), que trabalha a 15 anos na Cooperativa, é a atual presidente.

    A coleta seletiva de resíduos é uma atividade ecologicamente correta e economicamente viável, evitando que toneladas de resíduos tenham como destino aterros sanitários ou lixões a céu aberto, possibilitando que outra quantidade enorme de recursos naturais seja preservada. Sem contar que, aqui em São Bento do Sul, 31 famílias tiram seu sustento da Cooperativa.

    RECICLAGEM

    Não é necessário fazer a separação por material, desde que não sejam misturados com o lixo comum e que as embalagens sejam lavadas e secas. A coleta seletiva não recolhe lâmpadas, latas de tinta com restos de líquido, tijolos, telhas e restos de construção.

    Produtos que podem ser separados para reciclagem: Embalagem longa vida, metais, papel branco, plástico e vidro.

    Para quem deseja conhecer a Sede da Cooperativa ou fazer alguma doação,  seja de roupas, calçados, alimentos, etc, pode entrar em contato pelo telefone (47) 3634-3371. A cooperativa está localizada na Rua Inês Muller Pscheidt, 96 - Esquina com Rua João Venceslau Pscheidt, Bairro  Brasília (Próximo ao campo da Realeza). Horário de atendimento das 07:00 as 17:00 hs. 

    "É muito gratificante saber que varias pessoas ficaram mais aquecidas nesse inverno." Comenta nossa Colaboradora Berenice Antunes Polzin, que junto com Ricardo Voigt, também colaborador Artefama foram os responsáveis pela entrega das roupas, realizada no dia 26.06.2017.

     

  • Banco-Lumber-frontal-Artefama-Moveis.jpg

    Linha Lumber - Assinada por Emerson Borges


    O minimalismo, o estilo industrial e a preocupação com uso de recursos naturais são as principais características da Linha Lumber, lançamento Artefama Móveis assinado por Emerson Borges.

     

    “A inspiração básica é a Bauhaus/modernismo, somado a geração de novas necessidades em função da redução de espaços, da cultura do baixo consumo, de um anseio por parte do consumidor de despojamento e praticidade”, pontua o designer.

     

    A estante e o banco tem estrutura tubular metálica com acabamento em corten, as prateleiras da estante e os assentos do banco são produzidos em madeira maciça com acabamento rústico de cor castanho oregon.

     

    Com um conceito onde a função dita a forma, os traços de minimalismo são evidentes em um projeto que prioriza a funcionalidade e a sustentabilidade, com a redução do uso de recursos naturais. São técnicas simples de produção, que evidenciam ainda mais a preocupação da Artefama Móveis em produzir peças de mobiliário com consciência ambiental.

     “As peças da linha Lumber têm um estilo despojado, limpo, leve e jovial”, destaca Borges. Além disso, os produtos são de fácil adaptação em qualquer ambiente, podendo agradar a diversos estilos de vida. 

     

     

    2017

  • A-fazenda-Artefama-Moveis.jpg

    Produtos Artefama na casa do reality show A Fazenda


    A qualidade e as características dos móveis de madeira maciça com estilo rústico contemporâneo dos produtos Artefama Móveis novamente reconhecidos na TV aberta brasileira. Alguns de nossos produtos estão compondo os ambientes da Casa do reality show “A Fazenda - Nova Chance” da Rede Record.

    O programa teve sua estréia em Setembro e fica na tela por 3 meses, tempo este em que os móveis de madeira Artefama estarão em exposição no cenário nacional, compondo os ambientes de sala de jantar e sala de estar da casa.

    As cadeiras Munique e Windsor compõe a mesa de jantar e o Rack/Buffet Steam complementa o ambiente. Já as Poltronas Malu e Cadeiras Wish Bone estão no ambiente de estar. Na varanda da casa, temos o Sofá Minas, Poltronas Eco, Mesa de Centro Aramada e Mesa Lateral Duda.

    O projeto tem aspectos de casa de campo, mas com uma pegada mais moderna. Nesse contexto os produtos da Artefama Móveis se encaixam perfeitamente. Produtos de madeira maciça, conceito sustentável, estilo rústico e design contemporâneo, além das peças com design assinado.

     

     

     

    2017

Anterior